A teoria sócio-construtivista adota a tese de que o conhecimento é uma construção social fruto de interação entre os indivíduos.
Você deve conhecer o nome Jean Piaget, suíço, e um dos pensadores mais importantes do século XX. E quanto a Lev Vygotsky?
Vygotsky, nascido na Bielorrússia, faleceu aos 37 anos, no entanto deixou um extenso legado acerca do desenvolvimento intelectual das crianças.
Sendo o pioneiro no conceito do Socioconstrutivismo, ou Psicologia da Aprendizagem.
A TEORIA
Desde o nascimento, o bebê passa a integrar uma comunidade marcada por hábitos, gestos, linguagens e tradições específicas, que orientam os rumos do desenvolvimento infantil.
Para os socioconstrutivistas, o papel da linguagem é fundamental. Mais do que uma simples auxiliar do pensamento, ela é uma poderosa “ferramenta cultural”, capaz de modificar os rumos do desenvolvimento.
Indivíduos não aprendem apenas explorando o ambiente, mas também dialogando, recebendo instruções, vendo o que os outros fazem e ouvindo o que dizem.
Outros sistemas simbólicos, como a linguagem matemática, também são vistos como poderosos instrumentos para o pensar.
O processo de aquisição de todos esses instrumentos é essencialmente dependente das interações das crianças com os outros, especialmente com adultos que utilizam e dominam as diferentes linguagens simbólicas.
Vygotsky particulariza o processo de ensino e aprendizagem na expressão obuchenie, uma expressão própria da língua russa que coloca aquele que aprende e aquele que ensina numa relação interligada.
A ênfase em situar quem aprende e aquele que ensina como partícipes de um mesmo processo corrobora outro conceito-chave na teoria de Vygotsky, a mediação, como um pressuposto da relação eu-outro social.
O socioconstrutivismo é mais amplo que o construcionismo, uma das teorias que explicam o desenvolvimento infantil, criado por Jean Piaget através de sua teoria do desenvolvimento cognitivo.
A teoria sócio-construtivista incorpora o papel de outros fatores, inclusive da cultura, no desenvolvimento.
Nesse ponto, aliás, os socioconstrutivistas também buscam sua inspiração em Piaget, que fala sobre a importância de os alunos trabalharem e discutirem juntos, convidando cada participante a explicitar suas ideias e opções e, dessa forma, ajudando cada um a entender outros pontos de vista e a refletir mais conscientemente sobre as atividades.
Tornar a criança partícipe e coautora, construindo uma cultura onde desde pequena suas emoções e opiniões são relevantes para o processo de aprendizagem de todos.
Isso é o Socioconstrutivismo!
Não deixe de acompanhar o Blog do Educandário. Também convidamos você a conhecer nossa estrutura, equipe e projeto pedagógico.
Fale com a gente: (11) 4990-3000
santoantonio@educandario.com.br