Psicologia infantil: Entender as crianças é o melhor presente que podemos oferecer como pais ou educadores.
É essencial compreender, através de informação qualificada, quais necessidades se escondem por trás de determinados comportamentos, como o mundo emocional deles é regido e povoado e como seus cérebros amadurecem em cada fase do desenvolvimento.
O Educandário preparou uma lista com 3 livros para munir os pais na jornada de compreensão à psicologia infantil:
- Os patinhos feios (Boris Cyrulnik)
Neste livro, Boris Cyrulnik nos oferece uma visão muito interessante sobre o trauma infantil. Nele, ensina que o tecido dos laços afetivos, e mais tarde por meio da expressão das emoções, nos permite ativar uma espécie de “reserva” biopsíquica com a qual seguir em frente.
Escrito por um renomado neurologista, psiquiatra, psicanalista e etólogo francês. Ele é uma referência no campo da ciência da felicidade e da psiquiatria. Aos 6 anos conseguiu escapar de um campo de concentração, enquanto o resto da sua família, todos russos judeus e imigrantes, nunca mais voltou. Depois desse momento, sua vida passou de orfanato em orfanato, de um núcleo familiar a outro, até que finalmente chegou à casa de humildes estrangeiros. Um périplo de angústias, desapego e tristezas que longe de o transformar em uma vítima do trauma, o transformou em uma criança resiliente.
- Como superar os medos e preocupações (James J. Crist)
James J. Crist é um psicólogo norte-americano especializado em traumas, depressões e desordens psicológicas em crianças.
Ele pretende, antes de tudo, ser um livro de cabeceira para os nossos filhos: no qual são abordados todos os medos, as preocupações e as angústias mais comuns da mente infantil, desde a escuridão até a solidão, passando pelos palhaços e pesadelos mais frequentes.
“A inteligência emocional começa a se desenvolver nos primeiros anos de vida. Todos os intercâmbios sociais que as crianças vivenciam com seus pais, professores e entre elas mesmas, carregam mensagens emocionais.”
Daniel Goleman
- Longe da árvore: pais, filhos e a busca da identidade (Andrew Solomon)
Inspirador, mágico e leitura obrigatória para pais, mães, professores, psicólogos e pessoas que desejam reconsiderar aquilo que nos faz diferentes uns dos outros, aquilo que nos une, que nos define e que, em essência, nos torna humanos.
É um livro diferente que cativou meio mundo com seu conteúdo, ao aprofundar a relação dos pais que têm filhos com diferentes deficiências, como a síndrome de Down ou transtornos como o autismo.
Compreender e oferecer o melhor às crianças deve ser, sem dúvidas, o motor que nos guia a cada dia, como pais e educadores.
Para se informar ainda mais, em outro artigo falamos sobre educar a mente e o coração, inspirados em Aristóteles.
Não deixe de acompanhar o Blog do Educandário. Também convidamos você a conhecer nossa estrutura, equipe e projeto pedagógico.
Fale com a gente: (11) 4990-3000
santoantonio@educandario.com.br