Sai sempre ganhando quem sabe amar, conversar e perdoar: 08 de dezembro, Dia da Família.

A data foi instituída no Brasil pelo Decreto nº 52.748, de 1963. Segundo o texto, “na família ideal existe amor, confiança, cooperação, respeito, obediência, compreensão e tolerância”. De lá para cá, muitos arranjos mudaram, e a família estereotípica repartiu seu espaço com novas realidades e configurações.

Tradicional ou moderna, a família está no cerne da sociedade, funcionando como o primeiro grupo de relações no qual os indivíduos interagem entre si. O primeiro, o mais fundante e o mais importante grupo social de toda a pessoa, bem como o seu quadro de referência, estabelecido através das relações e identificações que a criança criou durante o desenvolvimento. Inevitavelmente todo relacionamento e toda família enfrenta, com maior ou menor intensidade, momentos de conflitos. É consenso que a prevalência do amor, do perdão e do diálogo são, em geral, as mais eficientes posturas diante desses conflitos.

“Num relacionamento, cada um deve se perguntar: ‘sou capaz de dialogar prazerosamente com essa pessoa até a velhice?’ Tudo o mais é transitório, pois as relações que desafiam o tempo são aquelas construídas sobre a arte de conversar”, defendia o filósofo alemão Nietzsche.

A Educandário deseja um Dia da Família com muita alegria e amor, não só nesta data, mas nos outros 364 dias do calendário. Quer conhecer mais a nossa família Educandário? Passeie pelo nosso site e venha nos visitar, estamos em Santo André: http://siteeducandario.com.br/educador/

 

// Com trechos da Wikipédia, consultado em 07 de dezembro, 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *